domingo, 7 de novembro de 2010

Enquanto isso no Jardim dos descolados...

Foi adiada, para dia 25 de novembro, a reintegração de posse do edifício número 895 da avenida Ipiranga,que foi ocupado por familias do Frente Luta por Moradia no dia 03 de outubro. O edificio abriga,entre crianças, mulheres, homens e idosos, hoje mais de 1000 pessoas que veem uma oportunidade de ter uma moradia neste que é um dos muitos prédios que encontram-se desocupados no centro de São Paulo.
Do 15º andar, alcançado depois de uma boa malhação afinal o elevador está inutilizado, é possivel observar ao menos 6 destes gigantes prédios que potencialmente seriam capazes de abrigar inumeras familias mas, encontram-se vazios e portanto sem função social alguma...
Visitei o edificio por pelo menos 5 vezes, conversei com moradores, brinquei com as crianças, entrevistei e fui entrevistada e sei que naquele lugar encontram-se familias que como disse Claudia Roberta, uma das coordenadoras do prédio lutam pois sabem que 'Lutar por moradia não é crime' . Vi histórias como a Jéssica,17 , que está lá para acompanhar a irmã Gisele, 16, que vê na ocupação uma oprotunidade de lutar por uma moradia pra poder criar sua filha de quase dois anos.Da Eliza, a pequenina que me presenteia com aquele abraço todo dia que apareço e se despede com um 'tia, quando você volta, né?' com o brilho dos olhos 'mais-mais' que eu já vi. Da Maria do Planalto que tem sua casa mas, dar entrevista diariamente aos jornalistas, que mesmo que hoje em menor quantidade, continuam a visitar o prédio, está lá todo dia pra coordenar o prédio, e ajudar cada um dos moradores a conquistar as chaves de suas casas,para ela ver a chave é a melhor parte, o maior simbolo.
Mas enquanto isso, no jardim dos descolados...
A Folha de São Paulo publicou hoje,como capa da revista ' São Paulo' uma matéria entitulada: ' De volta ao centro - Reforma de prédios antigos atrai uma geração descolada para ocupar a região. ' Olhei, me preparei psicologicamente e abri a revista. Blábláblás, novos moradores, prós e contras e... 'invasão impede reforma na São João'. Soou como: 'Invasores impedem que o jardim dos descolados floresça'. Pena, não Folha, que estas pessoas estejam lá. Melhor que estivessem na calçada da São João, ou nos barracos do extremo leste de São Paulo, não?
Vocês continuam fechando os olhos, atravessando a rua, e publicando juquices que parecem ser, a vocês pertinentes mas, eu realmente não entendo...Ou entendo e ainda não me acostumei a não me espantar com o tipo de jornalismo de vocês. Há poucos dias, uma entrevista nos seria concedida pela Maria do Planalto mas, não pode pois esta estava tentando resolver um problema que lhe surgiu. No dia seguinte descobrimos que o tal problema era uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, em que Eliane Trindade retratou prejorativamente o prédio e seus moradores.
'Todo dia eles fazem tudo sempre igual no número 905 da Ipiranga, quase esquina com a São João. Há 17 dias, cerca de 1.200 sem-teto fizeram do endereço, a dois passos do cruzamento cantado por Caetano Veloso em "Sampa", quartel-general.
Desde então, a rotina ali é militar. A rigidez começa nos horários de refeições, entrada e saída. "Se não botar ordem, quem bota é a polícia", diz Maria do Planalto, 52, general do movimento.'
Responsabilidade e organização virou rotina militar. Bolinha de papel, uma fita crepe, Serra o salvador do país e por ai vai...
A Reintegração acontecerá, as familias irão morar na calçada da Av. São João e o PIG vai poder publicar feliz, que os Jardins foram limpos e as flores voltaram a florescer.


Por @carolinamandu