sexta-feira, 9 de julho de 2010

Trololó da oposição.

‘Se você, caro telespectador, chegou até aqui neste texto, não estranhe o silêncio à sua volta.’É assim que Ernesto Rodrigues, o Ombudsman da Tv Cultura, caracteriza a atual Tv Cultura que segundo ele é mais elogiada do que realmente assistida.Se considerados os últimos episódios extraordinários da emissora temos um grande impasse: onde foi parar a liberdade de imprensa? O silêncio permanece.
Apesar da não atualização de seu site e da, segundo o próprio Ernesto, ausência de pronunciação,a Tv Cultura twittou e os twitteiros de plantão difundiram: Marilia Gabriela é a mais nova apresentadora do programa “Roda Viva”. E Hérodoto Barbeiro? Ah veja bem... Este sumiu misteriosamente. A culpa? É do pedágio...
Bastou, segundo rumores, o apresentador questionar Serra sobre as altas taxas cobradas nas estradas, no último dia 21, que como em um passe de mágica Heródoto foi demitido.
Para Serra, o conceito de que os pedágios são caros não passa de um ‘trololó petista’ que é reproduzido por certos jornalistas. A sentença dita ironicamente não intimidou o jornalista que contra argumentou dizendo que na verdade o que ele chama de trololó é apenas a constatação de um fato. Serra, nitidamente irritado, desvia o seu olhar do foco, que até então era para o entrevistador, e cita a existência de rodovias que tiveram seu preço reduzido a metade em seu mandato (Serra omitiu um pequeno detalhe, o pedágio anteriormente havia sido dobrado... Memória fraca do tucano!) e sem deixar que o jornalista prosseguisse, encerrou dizendo que a maneira com que articula a taxação das estradas é uma forma de ‘economizar vidas’.
A ‘vida’ de Heródoto, porém, não teve salvação. Após a entrevista o jornalista foi substituído por Marilia, que, diga-se de passagem, atrai certo olhar apreensivo para o futuro do programa. Afinal a apresentadora não apresenta um histórico com programas do estilo do ‘Roda Viva’.
Três dias após a substituição: Gabriel Priolli, recém promovido e... recém demitido. O jornalista que há uma semana trabalhava como diretor de jornalismo da Tv Cultura foi demitido do cargo após, curiosamente falar( ao menos planejar falar ) a mesma palavra (não) mágica que inflamou a discussão entre Heródoto e Serra.
O jornalista como uma de suas primeiras ações no cargo planejou uma matéria sobre pedágios paulistas. A matéria iria abordar os valores dos pedágios, as condições das estradas e ouvir, inclusive, opiniões de Aluisio Mercadante e Geraldo Alckmin (companheiro de ‘tucanissses’ de Serra).A matéria, porem teve que ser rapidamente substituída por outra, sobre as viagens dos candidatos, por ordens superiores. Apesar de acatada, a ordem foi apenas a previa do que mais tarde aconteceria com Priolli. Ontem, no dia 08 de julho de 2010, Priolli assim como Heródoto foi demitido.
Temos fato contra fato. O alto custo dos pedágios, com a coincidência (inacreditável!) de duas demissões de dois jornalistas de uma mesma emissora que tiveram a triste (ou feliz) idéia de abordarem um tema que assombra milhares de paulistas, mas parece assombrar ainda mais o candidato a presidência José Serra.
Eu só espero que este blog não saia do ar por ter falado a palavrinha (não) mágica. Ou seria esse apenas um ‘trololó da oposição’?


Por @carolinamandu

Nenhum comentário:

Postar um comentário