quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tv dos Trabalhadores


Será lançada dia 13 de agosto, após 26 anos de tentativas, a Tv dos Trabalhadores.Com uma abordagem diferente o projeto do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho pretende ser um agenciador de informações e não apenas um emissor.

A Tv nasceu com a necessidade de ir contra o monopólio das mídias que comandam o Brasil atual. O que justifica o grande número de empecilhos para a sua outorga culminando em uma demora de 26 longos anos para a implementação do projeto.Ela que começou suas atividades produzindo pequenos vídeos, hoje, tem planos de voar alto produzindo um conteúdo sob uma nova perspectiva.

Segundo Valter Sanches, presidente Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho que foi criada em 1991 para facilitar os trâmites burocráticos da conquista, a proposta não é de uma Tv de metalúrgicos ou sindical. A proposta é que se construa uma Tv que seja produzida com o intuito de dialogar com a sociedade de uma maneira multidimensional, proporcionando assim a possibilidade de dar voz ao cidadão e permitir que se apresente o mundo ao mundo sob uma perspectiva diferente da que hoje é retratada pela grande mídia.

O projeto que atuará como uma “multiplataforma”, contanto com um portal na internet, plataforma de celular móvel, além, do canal de televisão tem uma programação constituída de programas interativos e colaborativos. Foram entregues 8 câmeras filmadoras e 5 celulares para membros de movimentos sociais e sindicatos. Espera-se por imagens e textos dos reais personagens da história. É o que analogamente, Marx chamaria da “entrega dos meios de produção aos trabalhadores”.Eles que são agentes e, portanto, produtores da sua realidade tem agora, voz.

A grade inédita a priori terá a duração de uma hora e meia e contará com o apoio da Tv Brasil para a complementação da sua programação. O telejornal, de trinta minutos, será o único programa diário e terá uma cobertura regional. A outra uma hora será complementada por uma programação composta por sete programas diversificados e interativos. Dentre eles destaques como o programa “ Boa gente”, que entrevistará pessoas que lutam ou lutaram de alguma maneira para uma obra coletiva, “ Memória e contexto” um programa temático que pretende através de um acervo de imagens e textos de 30 anos recontar a história dos movimentos sociais dialogando com o contexto atual, e o programa “ Click e Ligue” que fará uma cobertura das redes sociais que articulam-se com a pretensão de questionar e, se preciso, modificar a sociedade.

O canal será exibido no canal 48 UHF da região de Mogi das Cruzes, pela NGT, canal à cabo que cobre, através de parcerias, grande parte do território nacional e através de um acordo com a ACESP ( Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo ) será exibido por mais 26 canais comunitários. Espera-se pela conquista de parcerias para sua maior difusão e para a possibilidade de maior tempo de programação própria.
A estréia que acontecerá no CENFORP, Centro de Formação de Professores de São Bernardo do Campo, conta com a presença do presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, que na época em que era metalúrgico trabalhou com a produção de alguns vídeos para a Tv. A idealização vai, finalmente, virar realidade.

Por @carolinamandu

Nenhum comentário:

Postar um comentário